• HUGO SENNA

Atire a primeira pedra, quem nunca acreditou em uma "Fake News"


Foto: https://phys.org/news/2017-07-real-consequences-fake-news.html


Você sabia que uma notícia falsa se espalha com uma velocidade 70% maior que uma notícia verdadeira?

O motivo? Por serem sempre apelativas, como não têm compromisso com a verdade, são manipuladas como desejar quem as inventou.

O caso mais recente foi da vereadora do RJ, Marielle, morta no dia 14 de Março.

Houve uma comoção geral no país, e logo vieram à tona inverdades sobre a vida dela, como a que ela havia sido esposa de um traficante, disseram também que ela teria sido eleita pelo Comando Vermelho, mentiram até a idade que Marielle teria engravidado.

Esse é só um, entre tantas outras mentiras que são divulgadas como verdade absoluta pela internet.

Segundo o site do Correio Brasiliense:

"Os fabricantes de fake news têm à disposição um exército de usuários da internet, sempre prontos para disseminar o conteúdo falso aos seguidores, sem questioná-lo nem checar a veracidade das fontes. E não se trata de robôs nem de pessoas pagas para isso. No primeiro estudo a investigar a forma como informações mentirosas são replicadas na rede, pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, descobriram que, ao contrário do imaginado, os bots (aplicativos que se comportam como humanos) não são os principais responsáveis por compartilhar as fake news. Em vez disso, quem desempenha esse papel é o cidadão comum."

Selecionamos 3 falsas notícias que você deve ter visto, e esperamos que não tenha compartilhado:


1a - Suzana Von Richthofen candidata pelo PT

A assassina confessa dos seus pais, Suzane Von Richthofen, aparece em um card como candidata do PT. A piada de mal gosto tem ainda um detalhe fundamental. Ela é apresentada como a candidata da família.

Suzane voltou a ser notícia nesta semana. Ela, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, e Ana Carolina Jatobá, com condenação a 26 anos e 8 meses pela morte da enteada de 5 anos, estão temporariamente em liberdade desde a manhã desta quinta-feira (8).

Cumprindo penas em regime semiaberto, elas foram beneficiadas pela antecipação da saída temporária para a comemoração da Páscoa e deixaram a Penitenciária Feminina de Tremembé, no interior de São Paulo. As duas saíram quase ao mesmo tempo da prisão e devem retornar na segunda-feira, 12.

Informação do https://catracalivre.com.br/brasil/

2a - Pombas são moídas junto com a cevada

A evolução do milho na cerveja foi ao infinito e o além após a circulação de um vídeo que revela que supostamente funcionários da fábrica da Ambev colocam aves numa máquina especializada em triturar grãos. No bololô chegaram até a dizer que os diretores da multinacional estavam ignorando o problema e falando que tudo é proteína.

O brasileiro pode respirar aliviado ao tomar sua cervejinha no churras de sabadão. O vídeo sequer é brasileiro e já tinha circulado em 2016 quando um espectador mandou para uma TV local russa o mesmo vídeo mostrando um moinho de grãos de uma padaria na cidade de Kazan.

Fonte: https://www.vice.com/pt_br/article/wjpd7b/as-fake-news-mais-bizarras-que-circularam-pelas-redes-brasileiras-em-2017


3a - Escola estadual obriga alunos a participar de exposição que defende pedofilia e suicídio

Depois do escândalo do Queermuseu veio um efeito manada esquisito que sobrou até para exposição de colégio. Segundo o G1, os temas foram escolhidos pelos próprios alunos que transitavam entre suicídio, aborto e intolerância religiosa.

Acabou que um inquérito foi aberto após um pai procurar a polícia. Embora muitos sites terem se aproveitado para pregar que houve alguma “doutrinação” dos alunos, a exposição parecia mais preocupada em questionar se, por exemplo, o suicídio realmente seria uma saída para os problemas.

Fonte: https://www.vice.com/pt_br/article/wjpd7b/as-fake-news-mais-bizarras-que-circularam-pelas-redes-brasileiras-em-2017


"Quem poderá nos salvar?"

O bom e velho "bom senso"!!!! Não seja o "agente espalhador" de mentiras!!!!

Recebeu uma notícia assim? Certifique-se da veracidade da mesma antes de sair compartilhando aos 7 ventos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo