• HUGO SENNA

Há 45 anos era feita a primeira ligação de um celular


Martin Cooper e o DynaTAC 8000x, aparelho utilizado na primeira ligação via celular (Foto: Reprodução/The Atlantic)


Incrível pensar que há tão pouco tempo não contávamos com essa tecnologia, impossível imagina uma vida sem o celular, mas ela existiu.

E a primeira ligação do mundo feito por um celular aconteceu em de abril de 1973, realizada pelo engenheiro Martin Cooper. A chamada foi efetuada em Nova York, na Sexta Avenida, entre as ruas 53 e 54. Só foi possível completar a chamada porque uma base de rádio foi instalada nas proximidades.

A ligação foi uma provocação a um colega que trabalhava telecomunicações AT&T, concorrente da Motorola na época. “Estou ligando para você para saber se minha voz está clara aí do outro lado da linha” – esta foi a primeira frase dita por Cooper na ocasião.

O aparelho usado foi um protótipo do DynaTAC 8000x .

O celular, que só foi lançado comercialmente dez anos depois, tinha 33 cm de altura, 4,4 cm de largura e 8,9 de espessura, o peso era 793 gramas – atualmente, o peso dos celulares não chega aos 200 g.

o aparelho tinha capacidade para apenas 30 minutos de bateria, e demorava dez horas para ser carregado completamente, e quanto ao preço, nos anos 80, empresas não hesitaram em pagar US$ 3.995 (cerca de R$ 13 mil) para usá-lo.


Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/04/curiosidades-sobre-a-primeira-ligacao-telefonica-via-celular.ghtml



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo