• HUGO SENNA

Sobre os dados que vazaram no Facebook, a isca? Aqueles inocentes testes psicológicos.....


Entenda o caso

De acordo reportagem dos jornais The Gardian e New York Times, a empresa de consultoria Cambridge Analytica teria utilizado dados de 50 milhões de pessoas obtidos de forma ilegal na campanha presidencial de 2016 nos EUA.

Esses dados foram coletados através de um teste psicológico — no mesmo estilo do "Qual Celebridade Você Se Parece?", que fez sucesso no Brasil. Para fazer o teste, o usuário precisava autorizar o aplicativo a ver algumas informações do seu perfil do Faceboook.

Chamado “thisisyourdigitallife”, o app foi idealizado pelo pesquisador Aleksandr Kogan. No total, 270 mil usuários deram acesso aos seus dados no Facebook e também às informações de todos os amigos na plataforma, totalizando os 50 milhões de pessoas.

Kogan foi o responsável por fornecer as informações à Cambridge Analytica. A empresa foi contratada para a campanha do candidato Donald Trump. Segundo as investigações da imprensa americana, a consultoria teria usado os dados obtidos pelo Facebook para criar estratégias (incluindo rumores, notícias falsas e desinformação) e influenciar os eleitores. O pesquisador teria vendido os dados por US$ 800 mil.

Segundo o Facebook, a política da rede social permite aos desenvolvedores acessarem os dados apenas com a finalidade de melhorar a experiência nos aplicativos. A venda dessas informações ou uso para publicidade é proibida


Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

Fonte: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/03/como-evitar-que-dados-do-facebook-sejam-compartilhados-com-outros-apps.ghtml

Foto: Luciana Maline/TechTudo

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo